Muitas vezes a melhor maneira de saciar a fome é pedindo uma pizza, não é mesmo? Você pode aproveitar o conforto da sua casa jantando em família. Agora, se você quiser transformar este momento em uma experiência muito mais especial, que tal acrescentar um belo vinho ao menu? A harmonização de pizza e vinho é considerada uma das melhores combinações do mundo, mas precisa ser perfeita, para que o sabor de um não acabe roubando o sabor do outro.
Separamos algumas harmonizações, acompanhe o post e aprenda a fazer essa harmonização de forma correta, aproveitando ao máximo essa experiência incrível.
Combine pizzas e vinhos de acordo com a tradição:
Quando a pizza escolhida for de um sabor tradicional, como a famosa Marguerita, a escolha do vinho mais adequado deve estar relacionada à uva presente em sua composição. Cada região, ou país, cultiva uvas com características diferentes para a fabricação de seus vinhos. A uva Sangiovese, cultivada principalmente na região da Toscana, é usada na produção do vinho Chianti, que é o mais indicado para a harmonização com a pizza Marguerita. Você pode acompanhar sua pizza com o Sardelli D.O.C.G. Chianti 2015.
Pizzas com catupiry, e peixes em geral:
Para combinar com esses sabores, o ideal é um vinho produzido com a uva Chardonnay, que sempre dá um bom contraste com queijos, quebrando um pouco da gordura. Um bom rótulo, da Argentina região de Mendoza, é o Orfila Chardonnay.
Baiana, Pepperoni e Calabresa:
Essas pizzas são essencialmente mais picantes, principalmente a baiana, e por esse motivo combinam muito bem com vinhos da uva Syrah/Shiraz, ou Cabernet Sauvignon que possuem leves notas frutadas e frescas em seu aroma e paladar, formando um belo casamento.
Vegetais:
Tem pizza para vegetarianos? Claro, que sim! Por serem pizzas mai leves, você pode harmonizar com mais uma uva branca, a Sauvignon Blanc. O rótulo perfeito para esta combinação vem da terra dos nossos hermanos argentinos, o Partridge Unfiltered Sauvignon Blanc 2016.
Pizza doce e sobremesa:
As pizzas doces, normalmente, são apreciadas como sobremesa, por isso, os vinhos mais indicados são aqueles com tons mais doces. Um famoso exemplo é o mais conhecido vinho de sobremesa do mundo, o vinho do Porto(Portugal), que combina perfeitamente com pizzas de chocolate em geral.
Um bom rótulo para você acompanhar a sua sobremesa é Burmester Ruby Porto, mas não se engane com o doce deste vinho, que tem teor alcoólico elevado(19,5%).
Agora que você já sabe como harmonizar corretamente pizza e vinho, combine com a família, peça uma deliciosa pizza pelo nosso site ou app e abra aquele vinho que você reservou para esse momento especial aí, na sua casa.