Pizza e Vinho: dicas certeiras de harmonização

Muitas vezes a melhor maneira de saciar a fome é pedindo uma pizza, não é mesmo? Você pode aproveitar o conforto da sua casa jantando em família. Agora, se você quiser transformar este momento em uma experiência muito mais especial, que tal acrescentar um belo vinho ao menu? A harmonização de pizza e vinho é considerada uma das melhores combinações do mundo, mas precisa ser perfeita, para que o sabor de um não acabe roubando o sabor do outro.

Separamos algumas harmonizações, acompanhe o post e aprenda a fazer essa harmonização de forma correta, aproveitando ao máximo essa experiência incrível.

 

Combine pizzas e vinhos de acordo com a tradição:

Quando a pizza escolhida for de um sabor tradicional, como a famosa Marguerita, a escolha do vinho mais adequado deve estar relacionada à uva presente em sua composição. Cada região, ou país, cultiva uvas com características diferentes para a fabricação de seus vinhos. A uva Sangiovese, cultivada principalmente na região da Toscana, é usada na produção do vinho Chianti, que é o mais indicado para a harmonização com a pizza Marguerita. Você pode acompanhar sua pizza com o Sardelli D.O.C.G. Chianti 2015.

 

Pizzas com catupiry, e peixes em geral:

Para combinar com esses sabores, o ideal é um vinho produzido com a uva Chardonnay, que sempre dá um bom contraste com queijos, quebrando um pouco da gordura. Um bom rótulo, da Argentina região de Mendoza, é o Orfila Chardonnay.

 

Baiana, Pepperoni e Calabresa:

Essas pizzas são essencialmente mais picantes, principalmente a baiana, e por esse motivo combinam muito bem com vinhos da uva Syrah/Shiraz, ou Cabernet Sauvignon que possuem leves notas frutadas e frescas em seu aroma e paladar, formando um belo casamento.

 

Vegetais:

Tem pizza para vegetarianos? Claro, que sim! Por serem pizzas mai leves, você pode harmonizar com mais uma uva branca, a Sauvignon Blanc. O rótulo perfeito para esta combinação vem da terra dos nossos hermanos argentinos, o Partridge Unfiltered Sauvignon Blanc 2016.

 

Pizza doce e sobremesa:

As pizzas doces, normalmente, são apreciadas como sobremesa, por isso, os vinhos mais indicados são aqueles com tons mais doces. Um famoso exemplo é o mais conhecido vinho de sobremesa do mundo, o vinho do Porto(Portugal), que combina perfeitamente com pizzas de chocolate em geral.

Um bom rótulo para você acompanhar a sua sobremesa é Burmester Ruby Porto, mas não se engane com o doce deste vinho, que tem teor alcoólico elevado(19,5%).

Agora que você já sabe como harmonizar corretamente pizza e vinho, combine com a família, peça uma deliciosa pizza pelo nosso site ou app e abra aquele vinho que você reservou para esse momento especial aí, na sua casa.

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Nesse artigo

Outros posts

Dê seu Feedback